Salmo 37 – Como vencer o pecado

‘A boca do justo profere sabedoria, e a sua língua fala conforme a justiça. Ele traz no coração a lei do seu Deus; nunca pisará em falso.’ Salmos 37:30-31

No último artigo vimos sobre pecados que nos afastam dos caminhos de Deus. Dessa vez, quero continuar o salmo 37 e falar sobre como vencer nossos pecados. Aliás, não sou eu quem vai falar, mas a própria Bíblia irá dizer por si mesma.

Muitas vezes lutamos contra pecados que odiamos, que queremos vencê-los, mas muitas vezes também ficamos só na vontade. Oramos a Deus, pedimos perdão, choramos por ter praticado tal ato, até prometemos não fazer mais aquilo que entristece o coração de Deus. Mas, sempre cometemos o mesmo erro e isso nos deixa frustado. Talvez você esteja lendo, se identificando com tudo e esteja pensando: “isso é uma verdade, mas o que quero saber é o que posso fazer para mudar essa situação?”.

O salmista responde a essa pergunta. Ele começa retratando a vida do justo, dizendo que o justo profere sabedoria, que a sua língua fala conforme a justiça, que ele traz no coração a lei do seu Deus e por isso nunca pisará em falso. Algumas versões falam que os seus passos não vacilarão. Essa é a resposta! Simples assim. Se queremos vencer nossas tentações e/ou pecados, a resposta está na lei de Deus, ou seja, na Palavra de Deus, na nossa Bíblia!

Talvez você pensa: mas é tão fácil assim? Sim, é fácil! Mas, sabe qual é o problema? Não lemos nossa Bíblia e quando lemos não meditamos e quando meditamos não colocamos em prática o que temos aprendido. Não é simplesmente ler a Palavra que vai te fortalecer na sua caminhada, mas meditar naquilo que foi lido e colocar em prática.

Nosso Manual de vida

A Bíblia não é um livro de auto ajuda ou com palavras que irão nos impulsionar, muitos menos um livro de histórias de um povo. A Bíblia é um manual de vida, aquele que nos ensina a como caminhar a todo momento, mas como todo manual, nós não lemos. Quer ver uma prova disso? Sabe aquele celular novo que você compra e precisa aprender a mexer? Então, tenho certeza que a primeira coisa que você faz quando chega é ler todo o manual de instruções para aprender a utilizar ele da forma adequada. Estou certo? Claro que não! Primeiro fuçamos ele todo para aprender como utilizar, caso não dê certo perguntamos ao primeiro amigo que aparece na nossa frente se ele sabe utilizar, e é claro que o amigo sempre diz que sabe só para mexer nele também. Não dando certo, o próximo passo é pegar um  tutorial no Google e se continuarmos com dificuldade, ai sim vamos para o manual.

Essa é na maioria das vezes a nossa caminhada cristã. Se temos dificuldade ou se estamos tentando vencer o pecado, fazemos um tanto de ritual, pedimos ajuda para o amigo que não vai conseguir resolver o nosso problema, mas não buscamos ajuda na Palavra de Deus. Não quero dizer que não devemos pedir ajuda ao próximo, mas dar a importância devida a Palavra. É ela que vai nos fortalecer, é ela que nos traz palavras de conforto, confronto, encorajamento. Ela que vai trazer direcionamento para cada passo em nossa caminhada. Ela é a lâmpada que ilumina nossos caminhos (Sl 119:105). Ela é a espada afiada que penetra em nosso ser e julga os nossos pensamos e intenções (Hb 4:12). Ela é o escudo para que neles se refugiam (Pv 30:5).

Gosto muito da versão A Mensagem desses dois versículos que fala: “Os justos mastigam a sabedoria com prazer; a sua língua articula a virtude. Seu coração bombeia a Palavra de Deus como o sangue pelas artérias; seus passos são firmes e constantes.” Que maravilhoso saber que quando guardamos a Palavra de Deus no coração, nossos passos são firmes e constantes, recebemos direção em nossas lutas e nossos pecados e tentações são vencidos pelo prazer de meditar nela.

Não negligencie a leitura da Palavra de Deus nunca. Ame-a, leia-a, medite naquele livro que é um manual de vida. Ele nos ajudará a ver o pecado em nossa vida e a livrar-nos dele. Ele é a nossa fonte e pão-diário!

Avalie e Comente

Não se esqueça de deixar a sua avaliação clicando nas estrelas abaixo. Deixe também o seu comentário construtivo abaixo.

Salmo 37 – Como vencer o pecado
4.2 (84.89%) 139 votos

Veja também

Salmo 90 – A eternidade de Deus e a brevidade do homem

Salmo 90 Completo O salmo 90 é um salmo que fala sobre a eternidade de …

9 comentários

  1. Muito bom presídio ler mas estou muito fraco na palavra

  2. Maria das Graças

    Amém…..Glória a Deus! A palavra de Deus é viva e eficaz temos que ler e praticar em nossas vidas…..

  3. José Rodrigues dos Santos

    Esta mensagem falou diretamente commigo

  4. Marilene Amado Souza

    Está sendo ótimo aprender com vocês e saber as interpretações dase mensagens tenho me sentido mais confiante Obrigado boa noite até amanhã.

  5. Nercedil antonio

    Muito bom vou estudar mais a bíblia se Deus quiser vou abandonar o pecado.

  6. Muito bom as interpretação desses versículos,Deus abençoe .

  7. Essa passagem me fez vê como eu estou agindo no meu dia-a-dia muito gratificante os estudos de vocês. Que Deus abençoe a todos

  8. Realmente não basta só ler a Bíblia , o correto é colocar em prática o aprendizado !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *