Salmo 27 – Confiança em Deus

Salmo 27 Completo – O Salmo da Confiança em Deus

O Salmo 27 é um salmo que exalta a confiança em Deus. Veja abaixo o salmo completo, sua origem e um estudo sobre o seu significado.

O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?
Quando malfeitores me sobrevêm para me destruir, meus opressores e inimigos, eles é que tropeçam e caem.
Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança.
Uma coisa peço ao Senhor, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo.
Pois, no dia da adversidade, ele me ocultará no seu pavilhão; no recôndito do seu tabernáculo, me acolherá; elevar-me-á sobre uma rocha.
Agora, será exaltada a minha cabeça acima dos inimigos que me cercam. No seu tabernáculo, oferecerei sacrifício de júbilo; cantarei e salmodiarei ao Senhor. 
Ouve, Senhor , a minha voz; eu clamo; compadece-te de mim e responde-me.
Ao meu coração me ocorre: Buscai a minha presença; buscarei, pois, Senhor, a tua presença.
9 Não me escondas, Senhor, a tua face, não rejeites com ira o teu servo; tu és o meu auxílio, não me recuses, nem me desampares, ó Deus da minha salvação.
10 Porque, se meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me acolherá.
11 Ensina-me, Senhor, o teu caminho e guia-me por vereda plana, por causa dos que me espreitam.
12 Não me deixes à vontade dos meus adversários; pois contra mim se levantam falsas testemunhas e os que só respiram crueldade.
13 Eu creio que verei a bondade do Senhor na terra dos viventes.
14 Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor.

Salmos 27:1-14

Veja Também:

→ Salmo 91 Completo – Veja Aqui o Salmo mais Lido da Bíblia

→ Salmo 23 Completo – O Senhor é meu Pastor

→ Pai Nosso – A oração do Pai Nosso ensinada por Jesus

Trecho do primeiro verso do Salmo 27
Trecho do primeiro verso do Salmo 27

Origem do Salmo 27

O Salmo 27 é mais um de autoria de Davi e outro belíssimo texto em que o salmista anela pela presença de Deus. Este salmo é formado por duas partes: a primeira é um testemunho de confiança em Deus, em meio aos maiores perigos (versos 1 ao 6); a segunda é uma súplica individual, que brota dessa atitude de confiança (versos 7 ao 14).

Diferentemente de outros salmos de Davi, nesse não temos nenhuma informação de quando foi escrito por ele. Alguns teólogos chegam a citar uma situação ou outra, mas não há exatidão e nem concordância entre eles.

Estudo sobre o Significado do Salmo 27

Logo no primeiro verso vemos Davi citando o Senhor como Luz e Salvação. Esse termo “luz” é um tipo de metáfora que simboliza tudo o que deriva da verdade e do amor, as mais belas virtudes, o poder e alegria da vitalidade.

Se Deus é a nossa Luz e Salvação não há o que temer. Não iremos simplesmente ignorar o mal ou as coisas ruins que acontecem, mas iremos colocar a nossa confiança na luz que ilumina os nossos caminhos, no salvador que nos salva até daqueles que armam ciladas contra nós.

Anseio na presença de Deus

O texto começa falando sobre confiar em Deus. Sobre a vitória dos fiéis contra os infiéis e até mesmo sobre manter uma fé inabalável diante de uma situação difícil (Sl 27:1-3). Mas, a parte que mais amo no salmo é justamente o versículo 4, em que o salmista declara o amor pela casa de Deus. O verso começa falando: “Uma coisa peço ao Senhor”, mas na versão King James traduz como “Um anseio manifestei ao Senhor”.

Trecho do quarto verso do Salmo 27.
Trecho do quarto verso do Salmo 27.

Como tem sido nosso anseio? Em conquistar coisas materiais? Em ter uma vida equilibrada? Em ser algo nessa vida? Talvez ser alguém importante? Esse não era o anseio do salmista! O anseio dele era estar na presença de Deus dia-a-dia. O anseio era tanto que naquela época ainda não existia um templo físico e o próprio Davi quis construir um templo para Deus (2 Samuel 7:1-2 e 1 Crônicas 17:1).

Num tempo em que muitos não amam a casa de Deus, nem ao menos frequentam e dão o seu devido valor, temos muito que aprender com as palavras de Davi. O que está sendo trazido aqui, é não somente um amor pela casa de Deus, mas uma sequência de acontecimentos em nossa vida quando estamos na presença dEle, contemplando a sua face. Vejamos o que Davi relata:
Se vivemos na casa do Senhor todos os dias, contemplando a sua beleza:

1° – No dia de adversidade ele nos protegerá e estaremos abrigados no seu tabernáculo (Sl 27:5). É na casa de Deus, no meio da sua presença e da comunhão dos nossos irmãos que vêm a força para vencermos as dificuldades.
2° – Nossa vitória virá (Sl 27:6). Não somente iremos vencer nossas batalhas, mas precisamos sempre voltar com coração cheio de louvor e gratidão.
3° – Compreendemos o que quer dizer buscar a presença de Deus (Sl 27:8). Essa expressão “buscar a face/presença do Senhor” no original significa ir consultar a Deus em seu santuário. Muitas vezes é nesse lugar que recebemos muitos dos direcionamentos da nossa vida.
4° – Ele não esconde a sua face de nós, nem mesmo se nossos pais nos abandonarem. Ele sempre continua conosco (Sl 27:9-10).

Esperar em Deus

Davi não se tornou apenas um adorador que busca a presença de Deus, mas também um seguidor que se compromete a seguir o Caminho, ao longo do qual encontra obstáculos e resistência dos inimigos. Em sua oração, não pede conforto, mas o progresso certo (Sl 27:11-12).

O salmo termina dizendo uma das coisas mais difíceis de ser ver em nossa geração. Esperar em Deus! Mas não somente uma simples espera, mas com bom ânimo e fortalecendo o nosso coração.

Que hoje o nosso coração possa ser cheio das palavras desse salmo. Que possamos ansiar pela presença de Deus, que estar em sua casa seja uma alegria constante em nossa vida e por fim que possamos aprender a esperar, confiar e fortalecer o nosso coração nEle!

Música relacionada ao Salmo 27

Dessa vez trazemos uma música relacionada ao Salmo 27, chamada “Mais do que tudo” de Diante do Trono.

Música relacionada ao Salmo 27: Mais do Que Tudo – Diante do Trono
Música relacionada ao Salmo 27: Mais do Que Tudo – Diante do Trono

Avalie e Comente

Não se esqueça de deixar a sua avaliação clicando nas estrelas abaixo. Deixe também o seu comentário construtivo abaixo.

Salmo 27 – Confiança em Deus
4.6 (91.67%) 48 votos

Veja também

Salmo 90 – A eternidade de Deus e a brevidade do homem

Salmo 90 Completo O salmo 90 é um salmo que fala sobre a eternidade de …

2 comentários

  1. LEONI RODRIGUES

    muito bom

  2. Obrgado no nome de jesus,senti forças pra prosseguir,amem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *