Quando o sobrenatural de Deus parece estranho

‘Moisés pastoreava o rebanho de seu sogro, Jetro, que era sacerdote de Midiã. Um dia levou o rebanho para o outro lado do deserto e chegou a Horebe, o monte de Deus. Ali o Anjo do Senhor lhe apareceu numa chama de fogo que saía do meio de uma sarça. Moisés viu que, embora a sarça estivesse em chamas, não era consumida pelo fogo. “Que impressionante!”, pensou. “Por que a sarça não se queima? Vou ver isso de perto.” O Senhor viu que ele se aproximava para observar. E então, do meio da sarça Deus o chamou: “Moisés, Moisés!” “Eis-me aqui”, respondeu ele. Então disse Deus: “Não se aproxime. Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é terra santa”. ‘

Êxodo 3:1-5

Veja Também:

→ Salmo 91 Completo – Veja Aqui o Salmo mais Lido da Bíblia

→ Oração de Agradecimento a Deus – Agradeça pela sua Vida

→ Pai Nosso – A oração do Pai Nosso ensinada por Jesus

→ Salmo de Agradecimento – Demonstre gratidão a Deus

Muitas vezes queremos o sobrenatural de Deus sobre as nossas vidas, mas queremos que ele vêm do nosso modo. Porém, como vemos no texto acima, nem sempre o sobrenatural vai vir de um modo que todos irão entender.

Deus conversou com Moisés através de uma sarça em chamas

Êxodo 3:1-5 – Reflexão

Eu gosto muito de “entrar” no texto bíblico e me imaginar nele. Então, vamos “viajar” no texto junto comigo. Imagina que você é Moisés e está sozinho no deserto. De repente, você olha para o lado e vê uma sarça pegando fogo. Até aí tudo normal. Uma sarça é um tipo de arbusto, comum naquela região. Uma sarça pegando fogo no deserto também não tem nada estranho. Agora o que é estranho, é uma sarça pegar fogo e não ser consumido pelas chamas. Vemos quando tem incêndio em matas, rapidamente as chamas espalham e causam um enorme estrago. Entendendo tudo isso, você olha para o lado e continua vendo a sarça em chamas. Mais um tempo se passa, você olha e ainda está incendiada. Mais um pouco de tempo e nada muda. Você começa a desconfiar de tudo. Começa ir em direção a sarça para ver o que realmente está ocorrendo. Vai mais um pouco e mais um pouco. De repente, chega bem próximo a sarça e vê que as chamas não a consomem nada. Quando tudo parece incrivelmente estranho, eis que uma voz fala de dentro daquela sarça: “Moisés, Moisés!”. Eu não sei você, mas na hora falaria: “tá amarrado em nome de Jesus!”.

Imagina que coisa difícil de explicar, uma sarça pegando fogo sem se consumir e do nada como ela já te conhecesse, simplesmente te chama pelo nome. Novamente eu digo, não sei você, mas se eu tivesse sozinho num deserto e uma planta pegando fogo falasse o meu nome eu ficaria bem assustado. Porém, não foi isso que ocorreu com Moisés, muito pelo contrário, ele começou a conversar com aquele arbusto e mal sabia que aquele arbusto era o próprio Senhor falando com ele.

Muitas vezes lemos o que ocorreu com Moisés e pensamos: “Que algo maravilhoso, que experiência tremenda!”. Acredito que pensamos assim, porque não estávamos ali na pele dele. Sentindo o que ele sentiu, passando o que ele passou. Para nós pode parecer excelente, mas para Moisés, quando ainda nem conhecia a Deus e nem sabia que existia um Deus relacional que fala conosco e nos escuta, pode parecer algo amedrontador.

Queremos sempre algo sobrenatural da parte de Deus, mas nem sempre esse sobrenatural vai vir do jeito que queremos ou pensamos. Pense na história da Bíblia. É possível por acaso um barco vencer um dilúvio tão grande que o restante da humanidade naufragou? É possível rodear uma muralha e ela cair com gritos? É possível um mar se abrir e milhares de pessoas passar com pés secos? Ou melhor ainda, é possível simplesmente uma virgem engravidar, dar a luz a uma criança que é considerada Deus encarnada, que morreu, ressuscitou, vai voltar voando para nos buscar e irmos morar com Ele? Talvez nunca paramos para pensar nisso, mas acreditamos naquilo que é sobrenatural. O problema não é a dificuldade de acreditar no sobrenatural de Deus, mas quando é sobre a nossa vida, tentar enquadrar Deus numa caixinha.

Deus pode fazer que o nosso sonho se torne real, que aquilo que esperamos se torne uma realidade. Ele pode fazer algo sobrenatural em nossa vida e mudar a nossa história por completo. O problema é quando queremos que Ele faça do nosso jeito. Ele é Deus, não nosso mordomo. Não podemos simplesmente tentar enquadrar Ele. Às vezes, Ele age de uma forma que fica claro, que todos entendem. Às vezes, Ele age no meio de uma sarça pegando fogo, ou seja, de um modo que não estamos esperando. O que importa é crer nEle. Moisés acreditou em Deus e por isso foi considerado seu amigo (Êxodo 33:11). Nosso dever hoje também é confiar em Deus, por mais que pareça estar demorando ou pareça estranho ou confuso. Nós só conseguimos ver o hoje, Deus vê nosso amanhã e como o pr. Márcio Valadão sempre afirma: “O importante não é como começa, mas como se termina!”.

Avalie e Comente

Não se esqueça de deixar a sua avaliação clicando nas estrelas abaixo. Se desejar deixe também um comentário construtivo.

Quando o sobrenatural de Deus parece estranho
4.3 (86.59%) 85 votos

Veja também

Depressão e a Bíblia

‘Ele mesmo, porém, foi para o deserto, caminhando um dia inteiro. Por fim, sentou-se debaixo …

5 comentários

  1. Roberta Borges

    Glória a Deus maravilhoso a palavra precisava muito dessa palavra hoje Deus abençoe vocês e continuem mandando 🙌

  2. Deus não se explica mas e fundamental se aplicar na nossa vida é viver confiante

  3. Agradecida à Deus por colocar a Palavra agora, em minha vida,é tudo que preciso.

  4. Agnaldo Rasquinho

    O manisfar do senhor é malhaviohiso. Já tive essa experiência em oração em Monte nas madrugadas. O senhor ama aqueles que o buscam em espírito e em verdade.

  5. Daniel ribeiro

    Muito bom essa explicação, glória o nome de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *