O que importa é nascer de novo

‘Os setenta e dois voltaram alegres e disseram: “Senhor, até os demônios se submetem a nós, em teu nome”. Ele respondeu: “Eu vi Satanás caindo do céu como relâmpago. Eu dei a vocês autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano. Contudo, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus”. ‘
Lucas 10:17-20

Veja Também:

→ Salmo 91 Completo – Veja Aqui o Salmo mais Lido da Bíblia

→ Salmo 23 Completo – O Senhor é meu Pastor

→ Pai Nosso – A oração do Pai Nosso ensinada por Jesus

No início do capítulo 10 de Lucas, Jesus envia setenta homens (em alguns manuscritos dizem setenta e dois) para que fossem a cada cidade pregando o evangelho (Lc 10:1-12). Agora os discípulos estão retornando com um tipo de “relatório” do que ocorreu durante as cidades que caminhavam. O mais interessante de tudo isso, é que na primeira impressão, imaginamos que Jesus nem está muito preocupado com aquilo que está sendo falado pelos discípulos.

Imagina o seu pastor te envia para uma cidade para pregar o evangelho, na volta você começa a falar: “Pastor, eu fui naquela cidade e teve duas conversões, passei por aquela outra e teve mais três, ainda vi pessoas sendo curadas e libertas de opressões demoníacas”. Após um relato desse, muitos dariam um belo “glória a Deus” ou uma “aleluia” bem forte. Mas, Jesus não fez isso, muito pelo contrário, Jesus começou dizendo sobre a queda de Satanás. Talvez você pense: o que a queda de Satanás tem com aquilo que os discípulos fizeram? Talvez, até pense: Jesus estava cansado, aliás virava muitas noites em oração. Ou mesmo que Ele nem prestou atenção ou deu a devida importância para fala deles.

A verdade não foi essa! Jesus não somente entendeu e deu a devida importância a tudo. Mas, Ele foi além. Trouxe um ensinamento acima do que fazer milagres e trazer pessoas para o Reino. Ele estava ensinando que não devemos nos ensoberbecer pelos nossos feitos, pois esse foi o erro de Satanás, a soberba. Mas, devemos primeiramente alegrar-nos não pela nossa performance, e sim, por nossos nomes estarem escritos nos céus, ou seja, no livro da vida.

Outro Exemplo

Jesus trouxe um ensinamento bem parecido no final do sermão do monte, veja comigo o texto: ‘Nem todo o que me diz: “Senhor, Senhor!” entrará no Reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, vão me dizer: “Senhor, Senhor, nós não profetizamos em seu nome? E em seu nome não expulsamos demônios? E em seu nome não fizemos muitos milagres?” Então lhes direi claramente: “Eu nunca conheci vocês. Afastem-se de mim, vocês que praticam o mal.” ‘ (Mateus 7:21-23)

No texto citado por Jesus acima, Ele novamente está citando que não importa a nossa performance, não aquilo que fazemos, mas somente em obedecer a vontade de Deus. Muitas vezes temos preocupado com o serviço, com fazer a obra de Deus e isso não é errado. O problema está quando fazemos isso e não conhecemos a Ele, ou até mesmo não fazemos a Sua vontade. Deus pode usar qualquer um! Na Bíblia, Ele usa até mesmo uma jumenta para guiar um profeta a Sua vontade (Números 22:30). Se Ele nos usa hoje é um privilégio e não algo que devamos nos orgulhar. O que Jesus está nos mostrando em ambos os ensinamentos é o mesmo que Ele disse ao fariseu Nicodemos, o importante é nascer de novo (João 3).

A nossa condição sem o novo nascimento

Eu gosto muito de um texto de John Piper que ele cita 10 explicações bíblicas sobre a nossa condição sem o novo nascimento e porque ele é tão necessário:
1° – Sem o novo nascimento, nós estamos mortos em delitos e pecados (Efésios 2:1-2).
2° – Sem o novo nascimento, nós somos, por natureza, filhos da ira (Efésios 2:3).
3° – Sem o novo nascimento, nós amamos as trevas e odiamos a luz (João 3:19-20).
4° – Sem o novo nascimento, nossos corações são duros como pedra (Ezequiel 36:26, Efésios 4:18).
5° – Sem o novo nascimento, nós somos incapazes de nos submeter a Deus ou de agradar a Deus (Romanos 8:7-8).
6° – Sem o novo nascimento, nós somos incapazes de aceitar o evangelho (Efésios 4:18; 1 Coríntios 2:14).
7° – Sem o novo nascimento, nós somos incapazes de vir a Cristo ou recebê-lo como Senhor (João 6:44, 65; 1 Coríntios 12:3).
8° – Sem o novo nascimento, nós somos escravos do pecado (Romanos 6:17).
9° – Sem o novo nascimento, nós somos escravos de Satanás (Efésios 2:1-2; 2 Timóteo 2:24-26).
10° – Sem o novo nascimento, nenhum bem habita em mim (Romanos 7:18).

Hoje vemos as igrejas cada vez mais cheia de pessoas vazias. Pessoas que seguem uma religião e não seguem a Cristo. São membros de uma denominação, mas ainda não nasceram de novo. Membros que estão no ministério simplesmente por fama, para aparecer para outras pessoas e não por aquilo que Cristo fez por nós na Cruz. Precisamos urgentemente de cristãos sinceros, que amam a Deus, que buscam fazer a vontade dEle. Filhos e filhas que nasceram de novo e amam a casa de Deus não pelo que ela pode oferecer, mas pelo que podem fazer por ela e por nossa geração. Somente através da regeneração do Espírito Santo podemos experimentar esse novo nascimento e somente através dele que iremos ter a nossa vida transformada.

A religião realmente aprisiona, como alguns gostam de dizer. Mas, não devemos seguir uma religião, e sim a Cristo. É Ele que nos traz liberdade, mas só seremos verdadeiramente livres quando o conhecemos, quando nascemos de novo. E como o próprio Jesus disse: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo ”.(João 3:3)

Avalie e Comente

Não se esqueça de deixar a sua avaliação clicando nas estrelas abaixo. Deixe também o seu comentário construtivo abaixo.

O que importa é nascer de novo
4.4 (87.17%) 92 votos

Veja também

Salmo 90 – A eternidade de Deus e a brevidade do homem

Salmo 90 Completo O salmo 90 é um salmo que fala sobre a eternidade de …

7 comentários

  1. Ana Maria de Lima

    Muito bom sabe cada dia mais a vondede de Cristo obrigada

  2. Adelicia Maria da Silva

    Obrigada pelos ensinamentos. Muito bom.

  3. Nercedil Antonio

    Gostei muito estou aprendendo bastante com vcs

  4. Eni Helena Vieira Batista

    Maravilhoso comentário sobre trecho bíblico. É de uma profundidade tamanha. Glóooria a DEUS E

  5. José Rodrigues dos Santos

    Muito boa esta mensagem é um alimento espiritual muito forte para glória de Deus amém. 1

  6. Nercedil Antonio Aleluia

    Aprendi muito com vcs estou muito contente com seus ensinamentos. Obrigado. Pois quero cada dia mais aprender as coisas de Deus.

  7. Amei,muito bom aprender

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *